Turismo Inteligente pelas Igrejas do Pelô


Dizem que Salvador tem mais igrejas do que o número de dias, em um ano. No Pelourinho, com certeza, existem mais igrejas do que você consegue visitar em um dia. É melhor abrir o aplicativo do PROJETO TURISMO INTELIGENTE pra saber o que visitar primeiro. Comece, hoje , 16 de abril de 2022, pelo Terreiro de Jesus, praticamente voltada para a monumental face da Catedral-Basílica de Salvador. Construída a partir de 1657, a catedral levou 18 anos para ser concluída, sendo considerada uma das mais importantes  acervos de arte sacra brasileira do fim do século XVI do país.









Seguindo em direção ao Largo do Cruzeiro, o aplicativo do PROJETO TURISMO INTELIGENTE indica a  Igreja e Convento de São Francisco, construída no século XVIII. Não se iludam com a fachada simples. É uma das mais ricas e exuberantes do Brasil , um belo exemplar do barroco português. Tem a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco ao lado, mas para esta você vai precisar de um dia inteiro apenas para a fachada. É melhor seguir para a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, pra dar tempo de ver a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.









Como diriam os baianos, a Igreja da Ordem 3ª de São Domingos Gusmão fica “defronte” a Catedral Basílica, do outro lado do Terreiro de Jesus. Sua construção foi iniciada em 1731. Destaque para o teto da nave, obra do mestre José Joaquim da Rocha, que conta a história da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão. Por fim a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída no século XVIII por homens escravizados, impedidos de entrar nas igrejas dos homens brancos pela porta da frente. Ainda hoje utiliza instrumentos de candomblé para acompanhar a missa da Terça da Bênção. O Projeto Turismo Inteligente é uma realização da Batuka Produções, com o apoio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

Below Post Ad