Os efeitos das variações climáticas se fizeram presentes na noite de sábado (12/03/22) no Pelourinho, com o registro de terremotos e avalanches no Largo Pedro Arcanjo durante a exibição do show + Humano. O VitrolaB, Luisito Gutierrez e o DJ angolano Fábio Lima aumentaram a temperatura dos oceanos em vários graus, colocando o público em estado de ebulição ao som de hits africanos, caribenhos e soteropolitanos. O que se viu foi um catarse com o povo em chamas, clamando por “mais um”, ao final do show. Não se tem notícia de sobreviventes.
O DJ Fábio Lima chegou no Pelô ligado na corrente 220 volts, ocupando todos os espaços do Largo Pedro Arcanjo, do palco à plateia. E “vamos nessa” que a viagem começa pelos hits nacionais e quando menos se espera já se está nos confins da África, dançando ao som de músicas angolanas, moçambicanas ou egípcias. Mas você pensa que Fábio Lima fica quieto? O DJ largou o laptop no palco e desceu para dar aulas de Kuduro, entre nativos e turistas. E muita gente ficou com as pernas moles de tanto Kuduro!.
Quando o soteroperuano Luisito Gutierrez subiu no palco da Pedro Arcanjo, por volta das 20h, o público já estava fervendo e ávido por músicas calientes da latinoamérica. E Luisito não decepcionou! Estufou a voz e desfilou sucessos como Guantanamera, Despacito, Volare e releituras de Buena Vista Social Club. Sempre acompanhado por Pablo Aguilar, nos timbales, desta vez Luisito Gutierrez convidou ninguém menos que João Teoria e seu trompete. Um espetáculo! E a praça explodiu em sensualidade, com grupos de merengues sincronizados, misturados a casais em passos de lambada.
O VitrolaB chegou arregaçando, com Odara (Caetano Veloso), sem colírio e usando óculos escuros (Raul Seixas) pra não dar bandeira. O sóciopagotrap dos irmãos Guga e Marcelo, com as luxuosas participações de Milton Batata, na percussão, e Luiza Carla nas projeções, abalou os alicerces da Pedro Arcanjo. Para o desespero dos fascistas, o povo vociferou elogios democráticos ao presidente da república. E nem venha Pra cima de Muá com sua Fake News que a galera manda logo tomar o caminho de ré. Como Ouro Pouco nunca é bobagem, é melhor que Deus lhe Pague pra você não ficar batendo Cabeça até as eleições. E mais uma vez o VitrolaB põe o Pelourinho abaixo, com sua avalanche + Humana!
O Projeto + Himano, com VitrolaB e abertura de Luisito Gutierrez e DJ Fábio Lima, é um patrocínio da Bahiatursa e faz parte da programação do Projeto Pelô da Bahia, que integra a estrutura do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) na promoção da diversidade cultural, de forma acessível ou gratuita, nos espaços culturais do Pelourinho.