8 Do Bem - Tudo Fem!


Oito de março foi o Dia Internacional da Mulher. Na noite de terça-feira, o Largo Tereza Batista foi palco de um encontro surpreendente, que reuniu as mulheres do Oficina de Sons com as mulheres da Palim Fem para um espetáculo de gêneros. Da batucada ao reggae. A primeira edição do 8 Do Bem - Tudo Fem! foi uma homenagem às mulheres, feita por mulheres protagonistas no cenário musical para inspirar tantas outras mulheres na plateia a vivenciar o poder feminino. E não há forma melhor de empoderamento do que conquistar a liberdade de cantar e dançar tudo aquilo que a gente pensa.












As meninas do Oficina de Sons abriram a noite sob a batuta da percussionista e criadora do grupo, Poliana Coelho, que teve que abrigar metade da banda em meio a plateia tamanho era o número de integrantes. No palco, uma bateria de peso para um repertório com muito samba reggae, samba de roda, capoeira, cirandas e ijexás. Não tardou Poliana a chamar suas convidadas. A primeira foi a cantora e compositora Juliana Ribeiro, belíssima cantando Cordeiro De Nanã, de Os Tincoãs; seguida de Maira Lins que, feito fogo!, homenageou Clara Nunes com Yansã, Cadê Ogum? Depois foi a vez da cantora Juliana Leite, um encanto como Toda Menina Baiana. Ao final, um apoteótico Maria Maria, de Milton Nascimento, com todas juntas. No palco e na plateia.










Mas a noite estava apenas começando quando Riane Mascarenhas (baixo), Kamile Levek (guitarra), Ana Monterry (teclado) e Lorena Martins (bateria) anunciam o trombone de vara da cantora argentina, porém, baiana: Pali. São as meninas do Pali Fem, com sua mistura venenosa de MPB, Reggae Jamaicano, Ska, Dancehall, jazz e blues. De Eu Já Deitei No Seu Sorriso para Morena Tropicana é um salto, na verdade, vários saltos sob as bênçãos do reggae. Mas aí, Pali saca de seu lisérgico trombone e desfila Djavan (Lilá) e Skank (Saideira). Bem que eu senti um cheirinho diferente no ar! E a noite não seria a mesma sem Is This Love, de Bob Marley, que antecedeu a autoral Fé, lançamento da Pali Fem para te seduzir em 2022. É com este som de sedução que o trombone Pali vai embalando o público  ao som de I Like It Like This (Bob Marley). E quem não gosta disso!









O Projeto 8 Do Bem - Tudo Fem!, com Pali Fem, abertura de Oficina de Sons, conta com o patrocínio da Bahiatursa e faz parte da programação do Projeto Pelô da Bahia, que integra a estrutura do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) na promoção da diversidade cultural, de forma acessível ou gratuita, nos espaços culturais do Pelourinho.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

Below Post Ad