Danado de Bom!


Final de Copa do Mundo. Somente Cicinho de Assis para tirar os holofotes de cima da Argentina para direcioná-los, todos eles, para Luis Gonzaga, o Rei do Baião. Foi na tarde de domingo (18/12/22) no Largo Quincas Berro d'Água, com a presença da filha Julie de Assis e convidados especialíssimos. O Projeto Uma Noite Para Seu Luís teve a participação de nomes como Armandinho Macedo, Roberto Mendes, Monica Sangalo,  Claudia Cunha, Alana, Leonardo Barros Reis  e Ana Paula Albuquerque.


Cicinho de Assis



Poucas sanfonas podem ser chamadas de acordeom, tamanha a sofisticação com o que seu dono a faz  tocar. Cicinho de Assis é proprietário de uma delas, que nos toca com o mesmo virtuosismo de um Gonzagão, Sivuca, Oswaldinho ou Dominguinhos. E Cicinho desfila clássicos como Lamento Sertanejo e Feira de Mangaio, até a chegada da filha, Julie de Assis, para emocionar com sua voz ao cantar  Romaria, de Renato Teixeira, e depois lembrar carinhosamente de Dominguinhos, com De Volta pro Meu Aconchego. 

Julie de Assis






Na sanfona de Cicinho, João e Maria, de Chico Buarque, vira música incidental para É Proibido Cochilar, de Os 3 do Nordeste, quando começa a chegar os convidados. O violonista Leonardo Barros Reis, acompanhado pelo acordeom de João Carlos, nos brinda com Noite Cariocas, de Jacob do Bandolim, e Quero Sossego, de Cachimbinho. Silêncio no Pelô! Sobe ao palco um dos filho mais ilustres de Santo Amaro da Purificação, Roberto Mendes. 





Leonardo Barros Reis



Músico e pesquisador das tradições do Recôncavo Baiano, Roberto Mendes traz Caymmi e Gonzagão no coração de seu violão, misturando chula e baião com  Qui nem Jiló, de Gonzagão, e Só se vê na Bahia, de autoria própria. Monica Sangalo segue os convidados e nos oferece Amei Demais, de sua autoria e gravada por Ivete Sangalo, Me diz Amor, um xote de Flávio José, e Zé Matuto, do homenageado da noite.

Monica Sangalo



Roberto Mendes



A próxima convidada é a cantora Alana, que começa sua participação com Súplica Cearense e o maracatu Festa, ambas de Luiz Gonzaga, enquanto Cicinho bota a sanfona pra chorar. Asa Branca ficou por conta da voz de Ana Paula Albuquerque, outra convidada que levantou o público para matar a saudade de forrozear. Como saudade assim inté que é bom, Qui nem Jiló volta ao palco para mais uma versão.

Alana




Ana Paula Albuquerque


Já a cantora Claudia Cunha, cuja performance levantou o público, escolheu as músicas Roendo Unha e Vem Morena, pra reverenciar Gonzagão. Fechando a noite, sobe ao palco Armandinho Macedo pra colocar eletricidade no trio nordestino. Cicinho floreia vassourinhas no acordeon e chama a guitarra baiana para o arrasta-pé. Mas o que se viu foram os pés saindo do chão com Zanzibar e Chame Gente, do também saudoso Moraes Moreira, além de Vassourinhas. Foi danado de bom, meu cumpadi!


Claudia Cunha


Armandinho Macedo



O Projeto Uma Noite Para Seu Luis, com Cicinho de Assis e convidados, é um patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Bahiatursa e faz parte da programação do Projeto Pelô da Bahia, que integra a estrutura do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) na promoção da diversidade cultural, de forma acessível ou gratuita, nos espaços culturais do Pelourinho.









Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

Below Post Ad