João, Maria, José e até o Mané da padaria chegaram na Tereza pra curtir um dos melhores encontros juninos do ano. O Projeto Chega Mais, João juntou as bandas A2 no Xote e Me Siga, domingo (19/06/22), no Largo Tereza Batista. O terreiro lotou para o arrasta pé, que começou às 20h com a Banda A2 no Xote. E não se assuste com os eletrônicos no palco porque a sonoridade da A2 no Xote é puro pé de serra. Ou seria pé de sampler? Depois a Banda Me Siga fechou a conta do domingão compactando o chão da Tereza Batista com muito baião, xote e xaxado. E olha que o São João ainda nem começou!
A2 no Xote é justamente aquilo que o próprio nome diz. Dois amigos que já gostam de um Xote. Mas a proposta, segundo Sil Figueredo e Nino Bessa, é fazer um forró como se tivessem mais pessoas tocando. Com a ajuda de alguns equipamentos eletrônicos, o A2 no Xote recria o Forró Pé de Serra numa espécie de Forró Pé de Sampler, na qual a sonoridade digital respeita o tradicional. Para os puristas, fica o recado. É como gostar de Juazeiro e adorar Petrolina (Alceu Valença). É Abrir a Porta (A Cor do Som) e entrar Numa Sala de Reboco (Luiz Gonzaga). E o A2 no Xote ainda tocou Morena Tropicana, Bate Coração, Você Endoideceu Meu Coração… Há muitos, nesse xote!
E a Banda Me Siga transbordou o Largo Tereza Batista, substituindo o licor pela batida certeira de uma das melhores bandas de percussão do cenário musical baiano. Desde sua concepção, a Me Siga coloca a percussão para dialogar com a sanfona, criando uma mistura maravilhosa e consistente em sua sonoridade. Mas é no São João que a gente percebe o quanto faz bem para a banda ampliar suas releituras da célula rítmica do Samba Reggae, a partir do Baião, Xote e Xaxado. E tudo isso tendo à frente o cantor Cristiano, que explode no palco no ritmo dos fogos de artifícios. Qui nem Jiló, Deus me proteja, Lembrança de um Beijo, Espumas ao Vento, ganham uma nova dinâmica na performance “adrianina” de Cristiano. Neste São João já sei quem vou seguir!
O Projeto Chega Mais, João, com Banda Me Siga, A2 no Xote é um patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Bahiatursa e faz parte da programação do Projeto Pelô da Bahia, que integra a estrutura do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) na promoção da diversidade cultural, de forma acessível ou gratuita, nos espaços culturais do Pelourinho.