Todos os Sons da Pedro Arcanjo


O Projeto Salvador de Todos os Sons reuniu as bandas Êajack e Afrosambah para um tributo àqueles que se vacinaram para salvar a própria vida, só pra ter a esperança de pular mais um Carnaval. Foi no final da tarde deste domingo (06/02/22), no Largo Pedro Arcanjo, com muitos resistindo ao uso da máscara e ao distanciamento social. A carne é fraca e o Carnaval é forte. Ainda bem que todos estavam comprovadamente vacinados e devidamente identificados com pulseirinhas. O Salvador de Todos os Sons comprovou a impossibilidade do nosso povo resistir a dança, a libido, a brincadeira com quem está ao redor, mesmo que nunca se tenha visto. É impossível resistir ao apelo de ver espelhada a nossa alegria, estampada no rosto do outro. Precisamos muito disso!












O Afrosambah subiu no Palco da Pedro Arcanjo com as bênçãos de Gilberto Gil, e um intrigante arranjo para Toda Menina Baiana. Coisas de Bira Afrosambah , o cantor, percussionista e compositor Ubiratan Santos, idealizador do grupo. Bira comanda uma percussão de respeito, formada por educadores e alunos da ONG Proeco, na distante Santos, litoral de São Paulo. Com o Afrosambah, nada é convencional. Pra não fazer tudo  sempre igual, o grupo abriu a música Mas que Nada (Jorge Ben Jor) citando Cotidiano (Chico Buarque), para depois arrematar o público com Pescador de Ilusões (Rappa). Teve até a presença de Hilda Furacão, já famosa no Pelô, bailando com seu vestido vermelho. Tudo cabe em um Samba Reggae, quando a alma não é pequena e a criatividade é farta.












A Banda ÊaJack chegou saudando a rainha do mar, Iemanjá, com um Muito Obrigado Axé. Isso é, pra lembrar a todos do Ilê, do Badauê, jogar as armas pra lá e fazer a festa. Toda Menina Baiana ressurge no palco com outra roupagem, anunciando o Prefixo de Verão (Banda Mel). Só pra gente ter o gostinho de cantar “Salve, Salvador, Me bato, me quebro tudo por amor, Eu sou do pelô…”. Na sequência, Swing da Cor (Daniela Mercury) com um tal de não me abandone, não me desespere, porque eu não posso ficar sem você.  Assim, Isaac Silva e Jorge Figueiredo (Guitarra, Voz e Baixo) foram manipulando nossas memórias afetivas do Carnaval e afrouxando as amarras dos novos protocolos sociais. Meio que sem querer, mas querendo muito, a galera sai de trenzinho pelo País Tropical de Jorge Ben Jor. Vacinas! Precisamos muito disso!














Ficha:
O quê: Projeto Salvador de Todos os Sons com as bandas Êajack e Afrosambah
Quando: Domingo (06 de fevereiro), a partir das 18:00h
Onde: Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho)
Quanto: Entrada gratuita
O Projeto Salvador de Todos os Sons com as bandas Êajack e Afrosambah, conta com o patrocínio da Bahiatursa e faz parte da programação do Projeto Pelô da Bahia, que integra a estrutura do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) na promoção da diversidade cultural, de forma acessível ou gratuita, nos espaços culturais do Pelourinho.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

Below Post Ad